quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Mulheres Negras









Dia Nacional da Consciência Negra , é celebrado em 20 de novembro no Brasil , e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de " Zumbi dos Palmares " , em 1695 . O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra.

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre )

Hoje em dia vemos MULHERES NEGRAS em todas as áreas de atuação profissional e muitas em destaque por sua capacidade demonstrando com isso que a descriminação racial embora ainda não esteja totalmente extinta não mais impera.

domingo, 2 de novembro de 2014

Eleições 2014






Direito da Mulher mais uma vez exercido

Edição Especial - Dia Internacional da Mulher -  06/03/2009Rodrigo Rodrigues Pereira e Teofilo Tostes Daniel
Há 75 anos o voto feminino, um dos pilares da luta das mulheres por seus direitos, ganhou no Brasil  um importante impulso. Em 1934 foi consolidado o Código Eleitoral, que reformava outro marco na luta pelos direitos das mulheres. Ele retirava as exigências do Código Eleitoral Provisório de 1932, que passou a permitir o voto feminino com a imposição de que só as casadas com o aval do marido ou as viúvas e solteiras com renda própria teriam permissão para exercer o direito de votar e serem votadas. O Código de 34 retirou essas determinações e deixou como única restrição a obrigatoriedade do voto, só prevista para os homens. Apenas em 1946 o voto feminino passou a ser obrigatório também para as mulheres.

XXII Conferencia Nacional dos Advogados

          Instalação do Gabinete da Seccional na Subseção 

OAB/BARRA

Outubro 2014







          Coquetel realizado na Subseção OAB/Barra com a presença do Dr Felipe Santa Cruz, Presidente da Seccional, Dr. Ricardo Menezes Presidente da Subseção OAB/ Barra e diversas autoridades presentes assim como ilustres Advogados na implantação do Gabinete da seccional para a Conferencia realizada no Rio Centro.

          A qual veio intensificar debates confirmando o Estado Democrático de Direito do Brasil  




Comissão OAB Mulher/Barra/RJ












          A comissão organiza eventos, dos quais algumas autoridades são convidadas a participar, ouvindo e debatendo os temas em pauta.
          Mais uma conquista que vem acontecendo desde quando a mulher alcançou seus direitos políticos foi a criação da Comissão OAB Mulher/Barra, efetivamente integrando-se como cidadã à sociedade e tendo seus direitos reconhecidos no processo em que se luta contra a discriminação de gênero.
         A Comissão é composta de membros ( advogados ) e colaboradores, os quais trazem suas sugestões, no que rege o estatuto legal, para serem apresentadas e discutidas em reuniões mensais, procurando assegurar que as ações desenvolvidas possam a se tornar efetivas em qualquer âmbito relativo à mulher.
          Ocorrem eventos, dos quais algumas autoridades são convidadas a participar, ouvindo, debatendo os temas em pauta.
          A atual Presidente da Comissão, Drª Ana Beatriz Martins de Almeida Nogueira, OAB 62.619/RJ, exerce também, a função de Relatora da Comissão de Ética e Disciplina da OAB/Barra/RJ